X

Safári em Paris

Domingo, 22 de maio 2016 às 14:11:25 BRT

Link Curto: http://bit.ly/25zt8m5

Tênis Profissional

Por Ariana Brunello - O que Ana Ivanovic, Jo-Wilfried Tsonga, Angelique Kerber, Tomas Berdych, Simona Halep, Dominic Thiem, Kristina Mladenovic e Lucas Pouille têm em comum? Além de dividirem as mesmas quadras, possuem o mesmo patrocinador e vão desfilar pelo saibro de Roland Garros no melhor estilo “par de listras”. Ou “safári em Paris”.



Que a moda está se distanciando cada vez mais do espírito e da identidade do tênis, já há algum tempo, e que as tendências das passarelas estão invadindo as quadras, não é novidade. Mas, quando pensamos que o mix de cores, texturas e estampas nos uniformes não tem mais como nos surpreender, vem a Adidas e lança uma coleção no mínimo ousada e intrigante. O “animal print” chega com tudo e já rouba a cena antes mesmo das zebras acontecerem nas quadras parisienses. E bota zebra nisso! Que o diga Novak Djokovic!


Mas, voltando aos outfits, a história por trás da estampa é outra. O estilista Yohji Yamamoto, convidado pela Adidas para desenvolver a coleção, inspirou-se na chamada “camuflagem Dazzle”, técnica de pintura usada durante a Primeira e a Segunda Guerras Mundiais para enganar os inimigos e fazer os navios passarem despercebidos no mar, já que as listras passam a sensação de movimento. Yamamoto reproduziu essa mesma impressão quando os tenistas estiverem parados, entre os pontos. Ou seja, essas “zebras” podem incomodar muita gente em Roland Garros.


Como já é regra, os uniformes foram desenvolvidos em parceria com os jogadores, desde o conceito até o teste nas quadras, para aperfeiçoamento das peças e calçados. O design em preto e branco recebe detalhes em vermelho-alaranjado. Uma coleção ousada, intrigante, impactante, ambígua.


À primeira vista um choque para mim, afinal nunca neguei minha preferência pelo estilo clássico e atemporal. A combinação de cores me agrada, mas ainda tenho certa resistência quanto à estampa. Quem sabe ao ver as peças nas quadras, em movimento, eu mude de opinião.


Das certezas absolutas... Primeira: se a intenção da Adidas era causar frisson e polêmica, a coleção já é sucesso. Só se fala nisso no mundo do tênis, afinal nunca houve tantas zebras na história do esporte, antes mesmo do segundo Grand Slam do ano começar. Segunda: muito burburinho fashion ainda vai rolar nas quadras de Roland Garros nos próximos dias. Uniforme de gosto duvidoso é o que não falta. Para desespero do exigente público francês.


Ariana Brunello é jornalista, apaixonada por tênis e moda e autora do blog Tennis Report, onde conta suas experiências sobre viagens, torneios e os bastidores do esporte: www.tennisreport.com.br