Voltar   Forum Tenis News > Materiais e Físico > Equipamento de Tênis > Reviews

Antigo 05-01-2016, 20:21   #1
ailtondefreitas
Membros

Data de Entrada: Sep 2012
Padrão Wilson Pro Staff 97 LS – Review

Wilson Pro Staff 97 LS – Review

Peguei a PS97LS para experimentar. Apenas isso. Era minha primeira experiência com uma raquete voltada para spin, com 18x16. Não esperava muito da raquete, até porque os 290g, na minha concepção, era uma massa muito baixa para uma raquete. E, de fato, a massa compromete um pouco o desempenho, principalmente para quem, assim como eu, está acostumado a raquetes de no mínimo 300g sem cordas.
Em alguns golpes a falta de massa fica mais evidente, como no back de 1 mão e no saque.
Em bolas que seja necessário algum peso, não dá pra usar só o braço no golpe, tem que bater com o corpo todo para dar peso à bola e compensar a falta de massa da raquete.
Mas outras peculiaridades da PS97LS compensam essa falta de massa. Tanto que essa raquete me fez abandonar as Tecnifibres T fight 305, que eu considero excelentes.

Os 67 de rigidez e 23mm de aro não agrediram meu cotovelo (que é meio de vidro), então a raquete é bem macia. O Sweet spot é bem amplo. Aliás, tive uma PS 97 315g e também achei o ponto doce dessa bem amplo, o que me parece ser uma característica dessa linha.
Uma dos pontos fortes da PS97LS é permitir a mudança da direção do golpe mesmo depois de já iniciado o movimento. A enorme manuseabilidade dela torna isso relativamente fácil. Por exemplo, mudar o golpe de uma paralela para uma cruzada. Fazer isso com uma raquete de SW alto é inviável, quase impossível, eu diria. A potência e controle estão na medida certa. E o spin ajuda muito a manter a bola na quadra.
Mas PS97LS é uma devoradora de cordas, prepare o bolso! Achei o conjunto melhor com cordas acima de 1,25mm.

SAQUE - pior golpe. Não que seja ruim sacar, é que falta mais massa na raquete para dar peso à bola. E o baixo SW não ajuda também. Tem que sacar sempre certinho: toss na frente, pula na bola, pegar a bola em cima etc. Esse foi o golpe que mais me exigiu, pois sacar de forma descompromissada vai gerar uma dupla falta ou uma bola que não agride o adversário. Entretanto, as 18x16 cordas ajudam a gerar muito efeito, o que de alguma forma funciona como uma compensação da falta de massa.

BLOQUEIO – a falta de massa compromete um pouco. Algumas bolas ficam até curtas e é comum sentir um pouco a instabilidade no aro, torcendo em bolas mais pesadas. É um golpe a se evitar para quem usa a PS97LS. Mas, como eu uso muito esse golpe (principalmente para receber o primeiro saque) me adaptei até de forma fácil.

BACKHAND – demorei um pouco também para me adaptar pra bater com 1 mão. Outra vez, achei que 290g e 315 de SW era muito pouco. Tive que alongar e acelerar mais meu movimento. Mas depois de uns 3 dias, já me considerava bem adaptado. É notório que não consigo gerar o mesmo peso do forehand, não agredindo tanto o adversário com bolas pesadas, mas a PS97LS, me permite distribuir bem a bola, coisa que é bem mais fácil de fazer com uma raquete mais leve. E os slices e deixadas dela são venenosos… Só recordo de ter usado uma raquete tão boa para slices quando joguei com a Yonex Vcore Tour G 310g.
Para quem bate o back com duas mãos, o desempenho será até melhor.

FOREHAND – agora passamos aos pontos positivos. É muito, muito, muito fácil bater com essa raquete. Aqui os 290g fazem muita diferença, porque é incrivelmente fácil balançar o adversário de um lado para o outro da quadra, tanto com spin (e bota spin nisso), como com bolas mais retas. E, ao contrário do que parece, a raquete não perde controle em batidas mais retas. No entanto, nessas batidas, sugiro que não se faça o movimento apenas com o braço, mas com o corpo todo, caindo de verdade para cima da bola. O spin da PS97LS é algo muito próximo do que senti com a Juice e com a Ai 98, ou seja, excepcional. Angular as bolas é muito fácil, e moderar a quantidade de efeito também. A grande qualidade da PS97LS é a facilidade de golpear e de gerar spin. Aqui, a leveza da raquete compensa a possível dificuldade do saque e a instabilidade em bolas de bloqueio. E foi isso que me fez decidir ficar com ela.

SLICES – simplesmente fantástico! Mais uma vez, ponto para a malha 18x16, que facilita muito o golpe, fazendo as bolas não subirem ao quicar. Se você gosta de slice e tem uma boa técnica para bolas de aproximação na rede, pode ir sem medo na PS97LS, principalmente por causa do próximo tópico.

VOLEIO – excelente! Ao contrário do que eu pensava, não senti perda de controle nenhuma por causa da massa abaixo dos 300g. Foi exatamente o inverso: os 290g e o baixo SW propiciam muita manuseabilidade na rede, o que possibilita voleios muito, muito bons.

Raquete encordoada com Signum Pro Poly Plasma, 50 libras; sem cushion, com kimony e antivibrador.
Peso total : 315g

Jogo predominantemente da linha da base para dentro da quadra, com muito efeito, drops, slices e voleios.
Drive: Fullwestern
Back: 1 mão

2x Head Instinct Graphene XT MP
Gamma X-2

Cordas ** Acessórios ** Recomendações
ailtondefreitas está offline   Responder com Quote
Antigo 09-01-2016, 16:30   #2
marega
Membros

Data de Entrada: Jun 2010
Local: Pres. Prudente - SP
Padrão

Muito bom Ailton!!!

Matou minha curiosidade!!!

Abraço!!!
Antigo 02-03-2016, 13:35   #3
ailtondefreitas
Membros

Padrão

Já estou há dois meses com a Wilson PS97 LS, o que pra mim é um enorme tempo. eheh
Exceto pelo saque, com o qual ainda encontrava alguma dificuldade, já me adaptei totalmente à raquete.

Tirei o cushion e deixei só um overgrip com 12g de chumbo no cabo. No total, com cordas e av, a raquete ficou com 316g. E assim resolvi o problema da instabilidade e da falta de massa no saque. Agora a raquete responde perfeitamente bem.

E não posso deixar mais uma vez de elogiar os slices dessa raquete... magnífico!

Gamma X-2

Antigo 20-07-2016, 13:04   #4
eliezer_martins
Membros

Data de Entrada: Dec 2009
Padrão

Ailton,

Por curiosidade, ainda está jogando com a PS97LS ?
Coloquei 6gr entre 9hr e 3hr e isso gerou uma ótima estabilidade para batidas fora do centro, que minimiza raquete girar contra bolas que chegam muito pesadas!
A minha pesa hoje no total 311gr e ela ainda é muito manuseável.
Eu uso só 2 ou 3 overgrips e agora estou pensando em colocar chumbo no cabo por dentro para jogar contra uns caras nervosos. Quanto vc recomendaria ?
eliezer_martins está offline   Responder com Quote
Antigo 20-07-2016, 14:35   #5
ailtondefreitas
Membros

Padrão

Citação:
Postado originalmente por eliezer_martins Ver Mensagens
Ailton,

Por curiosidade, ainda está jogando com a PS97LS ?
Coloquei 6gr entre 9hr e 3hr e isso gerou uma ótima estabilidade para batidas fora do centro, que minimiza raquete girar contra bolas que chegam muito pesadas!
A minha pesa hoje no total 311gr e ela ainda é muito manuseável.
Eu uso só 2 ou 3 overgrips e agora estou pensando em colocar chumbo no cabo por dentro para jogar contra uns caras nervosos. Quanto vc recomendaria ?

Opa. Estou sim. E, sinceramente, acho que vai ser difícil trocá-las por outras. Já experimentei algumas nesse tempo, mas quanto mais tempo vc passa com a mesma raquete, melhores os golpes ficam. E nem sei se vale mais a pena mudar agora, de tão acostumado que já estou com elas.

Eu coloquei chumbo no cabo, apenas. No total estão com 320g (com av e cordas). Já fiz teste com um pouco mais de chumbo no cabo, mas achei que o SW ficou muito alto e voltei aos 320g.

A única coisa que posso reclamar dessa raquete é que ela come muita corda.

Gamma X-2

Antigo 20-07-2016, 15:09   #6
TiagoBT
Membros

Data de Entrada: Jun 2014
Padrão

Acho que é a mesma sensação que eu tenho com a 6.1 95s, raquete excelente, boa para saque, voleio e drives, mas come corda. Um absurdo o que acontece com essa raquete.

Minhas Recomendações

Blog tenislab.com, o local onde você encontra dicas sobre raquetes, cordas, acessórios e outros elementos do mundo do tenista.
TiagoBT está offline   Responder com Quote
Antigo 20-07-2016, 15:14   #7
victóriobenatti
Membros

Data de Entrada: Mar 2015
Local: Campinas/SP
Padrão

[QUOTE=ailtondefreitas;555455]Opa. Estou sim. E, sinceramente, acho que vai ser difícil trocá-las por outras. Já experimentei algumas nesse tempo, mas quanto mais tempo vc passa com a mesma raquete, melhores os golpes ficam. E nem sei se vale mais a pena mudar agora, de tão acostumado que já estou com elas.

Eu coloquei chumbo no cabo, apenas. No total estão com 320g (com av e cordas). Já fiz teste com um pouco mais de chumbo no cabo, mas achei que o SW ficou muito alto e voltei aos 320g.

A única coisa que posso reclamar dessa raquete é que ela come muita corda.[/QUOTE]

Caro Ailton,

Minhas impressões sobre esta raquete são exatamente iguais às suas, em negrito.
Não mudei absolutamente nada na minha. Não coloquei peso extra.
Está toda original.
É um verdadeiro show de raquete.
Parece um prolongamento do braço.

1 Abraço,

Victório Benatti
Bolas (tubos de lata):
Babolat Roland Garros/Wilson US Open/Head ATP/Dunlop Fort
Pressurizador de Bolas: Tourna Restore
Medidor de Tensão: Tourna Stringmeter
victóriobenatti está offline   Responder com Quote
Antigo 20-07-2016, 17:16   #8
eliezer_martins
Membros

Padrão

Ailton,

Você adicionou peso por dentro ou por fora do grip mesmo ?

Valeu
Antigo 21-07-2016, 6:49   #9
ailtondefreitas
Membros

Padrão

eliezer, coloquei as tiras de chumbo por fora, ao longo do cabo mesmo.
O ideal pra mim era substituir esse chumbo por um grip kimony, pois a distribuição do peso fica melhor. Mas eu precisaria de uma L2 pra isso, pois mesmo sendo L3, eu sinto que esse cabo fica grosso com kimony.
Então eu retirei o cushion e uso somente um over com o chumbo equivalente ao peso do kimony (fica com 315g) e mais 5g que coloquei recentemente.

Gamma X-2

Antigo 04-08-2016, 10:45   #10
eliezer_martins
Membros

Padrão

Ailton,

A descrição do seu review confere bastante com a minha percepção geral sobre a raquete!

Semana passada eu tirei o cushion original da Wilson e coloquei um Leather Grip da Yonex. Só esta substituição aumentou o peso em 10gr. Então, adicionei mais um overgrip ( + 5 a 6gr ).
Isso melhorou bem a estabilidade da raquete e posso dizer que também o conforto contra os jogadores agressivos (comparado com a configuração original dela)
Resumindo, minha raquete está com 326gr (já somado os 14gr da corda, a fita protetora de cabeça, antivibrador e modestas 3 graminhas na posição 3h e 9h) - queria q estivesse com menos até...

Mas confesso que ainda estou procurando a minha configuração ideal de peso, principalmente para melhorar a questão do saque! Que eu ainda acho que é o golpe mais exigente (como você disse: tem que fazer tudo bem feito: toss, ponto de contato, laçada)... na sua opinião, o que você acha que ajuda (em termos de setup de peso) para o saque ?

Estou pensando em trocar o Leather Grip Yonex pelo Kimony bem mais estreito e mais leve! ...não sei se é impressão minha, mas eu acho que o peso do cabo, quando mais concentrado perto do but-cap (e de preferência na parte interna) fica melhor do que o leather grip no quesito manuseabilidade para o saque! (e quebra de punho)

Sobre o alto consumo de corda, uso MSV Hepta-Twist 1.20. Ela é uma poly muito parecida com a famosa Tornado, ambas voltadas para o spin. Pra mim, ela tem durado próximo de 20hrs (ainda sem estourar), sendo as primeira 12hr em muito bom nível! Mas a medida que ela vai comendo (devo ainda ter uns 25% de vida útil pra estourar) ela vai perdendo bem a qualidade - principalmente do topspin que vai ficando mais difícil. Como as cordas Main vão sendo cavadas (semelhante ao efeito de machadadas num tronco de árvore!), as Cross praticamente deixam de se mover com o tempo, por conta da cava que é feita na Main. Então as Cross travam praticamente! Isso no meu ponto de vista não é nada bom (principalmente para o saque chapado), mas é algo que tende a acontecer com qualquer raquete por conta do top-spin...

Mande ae pra nós suas percepções do que pode ajudar para o saque ?

Valeu!
[ ]'s
Responder

« Tópico Anterior | Próximo Tópico »

Opções do Tópico
Modos de Exibição

Permissões