X

Nadal neles!

Terça, 10 de setembro 2013 às 10:40:27 BRT

Link Curto: http://bit.ly/1MF0X9P

Opinião
O jogo final entre Rafael Nadal e o sérvio Novak Djokovic pelo US Open 2013, como não poderia deixar de ser, foi fantástico. Não por apresentar intensa disputa, mas pela notória superioridade de Nadal diante de seu oponente. Há de se destacar que em alguns momentos a bolinha teimava em não cair, como no terceiro set quando foram 54 trocas. Um espetáculo, um show de slices, dentre outros recursos.

Nole esteve bem no segundo set, quando pareceu reagir à fúria de Nadal, mas foi uma reação passageira, logo o espanhol retomou as rédeas e de quebra em quebra seguiu até o final. A torcida se dividiu, mas aplausos não faltavam para os lances protagonizados por estes dois fenômenos. Final, Nadal 3 sets a 1 e sem tie break em nenhum set.

Me chamou muito a atenção, o revés de Nadal, seu backhand funcionou como nunca, fez grande diferença. Em alguns momentos do jogo, Djokovic batia em sequência na direita do espanhol, e ele de forma incansável trocava as bolas, até que Nole tentasse algo diferente. A direita funcionou! Em muitas destas vezes o sérvio cometeu o erro não forçado, aliás foram muitos, em grande quantidade, acima de 70, fora do normal. A explicação é simples, seria a única forma de dominar o jogo e impedir o ritmo de Nadal. Bater no forehand do touro miúra não é um bom negócio.

Nadal evoluiu muito, mesmo com poucos aces no jogo, subiu à rede algumas vezes, aplicou alguns voleios, enfim teve um repertório maior de jogadas. Acho que sua recente contusão o obrigou a este nível de aperfeiçoamento.

O espanhol chega ao final do ano voando baixo, e tem tudo para fechar com chave de ouro sua campanha no ATP Finals. Seus adversários passam a respeitá-lo ainda mais e a diferença de nível torna-se ainda maior. Na atualidade vejo somente o próprio Djokovic e Murray aptos a enfrentá-lo. Parabéns à organização do US Open, como sempre impecável, nos resta aguardar 2014 já com saudades deste maravilhoso torneio.

Esporte é vida! Voltamos com mais tênis semana que vem.

Gustavo Alves dos Santos - nosesportes@gmail.com