X

Porque não Kirmayr?

Terça, 24 de setembro 2013 às 09:27:59 BRT

Link Curto: http://bit.ly/1HCwx65

Tênis Profissional
No mundo do futebol, demitir um técnico após uma série de derrotas é algo tão comum quanto fazer um gol. No Tênis, as coisas funcionam de forma diferente, trata-se de um esporte individual, o ônus das derrotas e os louros da vitória são sempre do jogador. Mal se ouve falar dos técnicos. Larri Passos durante a era Guga foi uma das poucas exceções, mas certamente poucos sabem que Paul Annacone treinou Sampras, ou que boa parte do sucesso de Nadal se deve também, porque não, ao seu tio e treinador, Toni Nadal.

O fato é que a atitude que Thomaz Bellucci tomou nesta segunda feira ao demitir seu técnico, o argentino Daniel Orsanic, ratifica a minha opinião de que “algo deveria ser feito”. Demitir Orsanic pode não ter sido justo, mas foi a melhor saída. Explico: as atuações de Bellucci têm sido muito abaixo daquilo que ele pode produzir, e as suas derrotas, na minha visão, têm ocorrido muito mais pela questão emocional, do que pela qualidade técnica. Claro, sabemos das contusões, mas foram agravantes de um problema maior.

Podem me perguntar por que sobrou para Orsanic. Simples: choque de gestão, sacudida na carreira. Bellucci precisa mudar. Alterar ritmo e formato de treino, coisas que podem ter um apelo muito mais comportamental do que técnico.

Atualmente em 118º no ranking da ATP, sua queda livre parece não ter fim, mesmo levando em consideração que um tenista joga, perde, ganha, perde...

Mas sua sequência é ruim, sem bom prognóstico, e olha que a vitória de Bellucci sobre o gigante Isner nos EUA pela Davis este ano, foi épica. O novo técnico de Bellucci deve ser alguém com perfil conciliador, estilo “paizão”, alguém que já esteve nas quadras também seria interessante. Eu inovaria, traria Carlos Alberto Kirmayr de volta à sua maior paixão. Seria algo incrível, ele já treinou grandes nomes e equipes do tênis mundial e tem plena capacidade de motivar e recolocar Bellucci no mínimo entre os 50 melhores. Uma aposta e tanto. Kirmayr!

Vamos aguardar e torcer.Esporte é vida! Semana que vem voltamos com mais Tênis.

Gustavo Alves dos Santos - nosesportes@gmail.com